Os desdobramentos e influências da arquitetura moderna visíveis na produção contemporânea costumam estar relacionados ao emprego das diretrizes estabelecidas pelos cinco pontos da arquitetura de Le Corbusier. Apesar de serem amplamente conhecidos e debatidos há anos, esses pontos continuam sendo revisitados e repensados em projetos de diversos lugares, e contribuem para criação de edifícios interessantes nos mais variados programas de uso.
Por mais que tenham sido expressados formalmente como conjunto pela primeira vez em uma residência, a Villa Savoye, casa projetada por Corbusier em Poissy, na França, os cinco pontos extrapolaram os limites desse programa rapidamente. Hoje em dia uma das principais manifestações desse pensamento está no uso da planta livre em espaços de trabalho ou edifícios comerciais, uma tendência de projeto tão significativa que passou a ser um modelo para as empresas ao se instalarem em edifícios. Promessa de flexibilidade espacial, luz natural e possibilidade de colaboração no ambiente de trabalho, a planta livre é uma estratégia que ainda ganha destaque no contexto contemporâneo.
A seguir, apresentamos uma seleção de dezesseis projetos atuais que se valem dessa estratégia de formas muito diversas e em contextos bastante diferentes para suas propostas de organização em planta.